GIFS


Mosquitelétrico



Série Gifs Animados de Caó


Para os admiradores dos GIFs animados (Graphics Interchange Format) dou proseguimento aqui à série de Gifs animados com a temática de bricadeiras, já iniciada na minha página do facebook. Aguardo comentários e sugestões para o enriquecimento e ampliação desse projeto.



UMA VELHA MUITO VELHA

Consiste em duas pessoas,diante uma da outra, tocarem as mãos, alternando palmas, dentro do ritmo da musica cantada:
Uma velha muito velha
Bem mais velha que meu tio
Liberão muitas pancadas, pancadas de arrepio
Arrepio de meu bem
De meu bem de minha terra
Terra de moça bonita
Bonita que lhe amou
Foi o moço da Bahia que com ela se casou
Margarida foi a fonte
E espinho lhe espetou
A mais velha que ganhou

DADOS

Pequenos poliedros gravados com determinadas instruções. O dado mais clássico é o cubo (seis faces), gravado com números de um a seis. A função do dado é gerar um resultado aleatório que fica restrito ao número de faces dele. Esse resultado, então, pode ser manipulado através de fórmulas caso o jogo exija. Por exemplo, um número entre 20 e 25 utilizando dados de seis lados exige a aplicação de uma fórmula matemática. Os dados são comumente utilizados em jogos de tabuleiro tradicionais e jogos de RPG.

VAI E VEM


É jogado por duas pessoas e consiste em movimentar os braços fazendo com que o objeto de plástico se movimente de acordo com o ritmo de cada jogador. O objetivo é fazer com que o "Vai e Vem" chegue o mais próximo possível da mão do amigo antes dele devolver o "Vai e Vem" para você.
Esse brinquedo é essencial nas oficinas de reutilização de materiais recicláveis.
1 – Separe duas garrafas pet limpas e sem rótulos. Corte com a tesoura 1/3 da garrafa pet a partir do fundo (o equivalente a um pouco mais que o meio da garrafa);
2 – Utilize as partes de cima que sobraram das garrafas para fazer o “vai e vem”. Encaixe-as uma na outra, deixando os gargalos voltados para o lado de fora.
3 – Passe dois fios de barbante dentro das garrafas, em seguida amarre cada ponta em uma argola de plástico;
Rápido, fácil e simples de fazer. Com diversão garantida.


RÓI -RÓI

Pequeno brinquedo confeccionado com uma caixinha cilíndrica, fechada numa das extremidades, de onde um pequeno cordão de sisal encerado com breu é ligado a um pedaço de madeira. Em movimentos giratórios, a fricção provoca um ruído que ressoa na caixinha, que funciona como amplificador. É um brinquedo muito popular em feiras e mercados públicos do Nordeste. Em alguns lugares é conhecido como Berra-Boi e Cigarra.
BUMERANGUE

Objeto de arremesso com origem em várias partes do mundo. Constantemente confundidos com os Kylies (armas de arremesso), os bumerangues foram criados para voltar à mão do arremessador quando não atingir um alvo. Pesquisas mostram que antigas tribos na Europa usavam machados de arremesso e diversos tipos de bumerangues foram achados em várias partes do planeta em diferentes continentes. No Antigo Egito, um tipo especial de bastão era usado exclusivamente pelos faraós para caçar pássaros. O bumerangue mais antigo de que se tem notícia foi encontrado na Polônia, em 1987. Esta relíquia foi construída a partir de uma presa de mamute, há 23 mil anos. De qualquer forma, o país que ficou mais famoso no mundo como "o país do bumerangue" foi a Austrália, onde os aborígenes usaram tanto bumerangues quanto bastões de arremesso por milhares de anos.



BILBOQUÊ

Na França, o bilboquê era um dos brinquedos favoritos do rei Henrique III (1555-1589) e esteve em moda na Corte de Luís XIV (1638-1715). O bilboquê é uma bola de madeira com um furo, presa por um cordão e um bastão pontudo, onde ela deve ser encaixada. É também conhecida por 'emboca-bola'.
CHICLETE


Também conhecido como goma de mascar, chicle de goma, pastilha elástica ou simplesmente pastilha é um tipo de confeito que é produzido para ser mastigado e não engolido. Tradicionalmente é produzido a partir do látex de uma árvore denominada chicle, um produto natural, ou a partir de borracha sintética conhecida como poli-isobutileno, que é uma forma não vulcanizável da borracha butil (isopreno-isobutileno) utilizado para câmaras de ar de pneus de bicicletas, motos, carros, etc. Às bases da goma comumente são misturados açúcares, corantes e outros temperos, que são liberados no decorrer da mastigação, tornando-as palatáveis e largamente consumíveis.

Industrialmente, a produção do chiclete iniciou-se em 1872 quando o norte-americano Thomas Adams, Jr. iniciou a venda de pedaços de cera parafinada com alcaçuz.

PATINAÇÃO NO GELO

Ato de usar patins com lâminas no lugar de rodas para deslizar em superfícies cobertas de gelo. Pode ser uma atividade recreativa, mas também é usada em vários esportes de competição. Esse esporte pode ser realizado em lagos e canais congelados ou em pistas preparadas para o efeito. Algumas destas têm congelação artificial para não depender da temperatura do ambiente.

PING PONG

Também chamado de ténis-de-mesa foi inventado no Reino Unido, mais precisamente na Inglaterra no século XIX. É um dos esportes mais populares em termos de número de jogadores. O tênis de mesa é conhecido como sendo o esporte com o tipo de bola mais rápida do mundo, sendo o esporte de raquete que mais produz efeito (rotação) na bola.

CORRUPIO

Brinquedo também conhecido como BUGA-GATO, CURRUPICHO, GIRA-BOTÃO OU RONCADOR. É originário do Nordeste brasileiro, porém hoje é conhecido no país todo. O brinquedo é confeccionado com a utilização de um botão grande com furos ou com duas tampinhas amassadas de garrafas de cerveja ou refrigerante. Em cada uma das tampinhas, separadamente, deverão ser feitos 2 furos, um ao lado do outro, com pequena distância entre eles. Por esses orifícios deverá ser passado um fio de barbante resistente. Com movimentos rápidos e giratórios das mãos, enrola-se o barbante. ( como o movimento de pular corda). Tensionando a linha, num vai e vem dos movimentos, o brinquedo produz um som peculiar.



RODINHA COM ARAME

A brincadeira é equilibrar uma rodinha de metal, borracha ou aço (tipo retentor de motor de caminhão) utilizando um guiador feito com arame rígido tendo um gancho na extremidade em forma de U.
Com esse brinquedo dá pra fazer manobras interessantes, mas exigem um pouco de habilidade no seu manejo.

CAPITÃO


O jogo tem vários nomes ao redor do país: três marias, jogo das pedrinhas, nente, belisca, capitão, liso, xibiu e epotatá (em tupi, quer dizer “mão na pedra”), jogo do osso, onente, bato, arriós, telhos, chocos e nécara.
As peças do jogo são cinco saquinhos ou pedrinhas pequenas e de tamanhos parecidos Pode ser jogado no chão, em uma mesa ou em outra superfície plana, como uma cama.
Pode ser jogado individualmente ou em pequenos grupos. O jogo tem diferentes fases e regras, com graus de dificuldade maiores ou menores, que variam de acordo com a região do país.
PIÃO


brincadeira clássica e antiga, em puxar uma corda enrolada a um objecto afunilado, geralmente de madeira ou plástico e com uma ponta de ferro, colocando-o em rotação no solo, mantendo-se erguido. Atualmente, há novos materiais para piões e esses materiais permitem girá-los sem a utilização de uma corda. Nos piões mais antigos, a corda é o intermerdiário que transmite a força motriz dos braços, fazendo girar o pião em movimentos circulares em torno do próprio eixo que, em equílibro, gira até perder a força.












BÓIA

A de pneu de carro é ideal para as brincadeiras aquáticas com sua família e amigos na praia, rio ou piscina. Geralmente uma câmera é individual, mas a de pneu de caminhão ou a de pneu de trator permite brincar em grupo. Antes de navegar é importante verificar se não tem furos na bóia. A direção é feita com as mãos na água como remo. Melhor mesmo passar um protetor solar no corpo, colocar um óculos escuros, deitar e ficar à deriva ou rolar na correnteza. Seja qual for a idade, o que interessa é a segurança e diversão!

IÔIÔ

É constituído de dois discos, geralmente de plástico, mas podendo ser também de madeira ou metal, unidos no centro por um eixo no qual prende-se uma corda. Deixando-se cair o ioiô, de certo modo ele sobe com o impulso, e a corda se enrola; deverá outra vez cair e subir, sucessivamente, até que termine o impulso inicial.
O Iôiô tal como conhecemos atualmente, surgiu nas Filipinas, onde é um brinquedo muito popular entre as crianças. A palavra "ioiô" vem do filipino, e quer dizer "volte aqui".




PULAR CORDA

Saltar corda é uma brincadeira tradicional que envolve grande atividade física e coordenação. Tais características fizeram da recreação um desporto, às vezes chamado por seu nome em inglês - rope skipping - que não consiste apenas em pular corda, mas também executar uma série de saltos, acrobacias, manejos com a corda, buscando a sincronia dos saltadores com uma música em execução.
MALABARES

Consiste em manter objetos no ar, lançando em padrões ou de livre vontade. A origem do malabarismo é incerta, mas há registros que indicam ser uma arte praticada desde a antiguidade. Objetos como bolas, argolas, facas e tochas são muito utilizados em apresentações. Para fazer malabarismo requer muita habilidade e prática.


BOLA DE SABÃO

Trata-se de uma película muito fina de sabão e água em forma de esfera e de superfície iridescente. Normalmente as bolhas de sabão duram apenas alguns segundos e logo explodem por si mesmas ou por contato com outro objeto. Muitas vezes são usadas como objeto de jogos para crianças, porém seu uso em espetáculos artísticos demonstra que também podem ser fascinantes para os adultos.
Faça sua própria mistura líquida: misture 1/4 de xícara de detergente de lavar louça em 3/4 de xícara de água morna. Com um anel de arame com cerca de 2 cm de diâmetro, embeba no liquido e depois é só soprar para fazer as bolhas.

 GANGORRA 

Equipamento de lazer desportivo infantil, que consiste de uma tábua longa e estreita equilibrada e fixa no seu ponto central usando o princípio da simples alavanca. Geralmente uma gangorra está equipada com assentos e manípulos em cada ponta. Duas pessoas de pesos comparáveis sentam-se nas extremidades da tábua e alternadamente impelem-se para cima por flexão dos joelhos, fazendo descer a extremidade oposta. Provas de acrobacia circense, desportiva, e de agilidade fazem frequentemente uso desse equipamento divertido. Interessante informação para os astronautas: a gangorra pode funcionar em ausência de gravidade.

BAMBOLÊ

foi criado no Egito há três mil anos. Nesta época, era feito com fios secos de parreira (o pé de uva).
Na Austrália estudantes de ginástica se divertiam girando aros de bambu na cintura. O brinquedo colorido de plástico, surgiu nos EUA em 1958, batizado de hula hoop, foi um tremendo sucesso vendendo 25 milhões de unidades em apenas quatro meses se tornando febre entre adultos e crianças. Nesse mesmo ano, a fábrica de brinquedos Estrela lançou no Brasil, com o nome tirado do verbo “bambolear” (ou porque, na trália, eram feitos de bambus?). Nos dias de hoje os bambolês estão em todos os lugares, parques, escolas, academias, festas, circos, shows e eventos recreativos.



PAU DE SEBO

Consiste em um tronco de madeira com 8 a 10 metros de comprimento cuidadosamente preparado, lixado e, por fim, recobertos com sebo de boi, para que fique escorregadio. Em seu topo colocam-se prendas ou mesmo dinheiro em espécie. Ganha qem consegue alcançá-lo


PETECA

Possui uma base que concentra a maior parte de seu peso, geralmente feita de borracha, e uma extensão mais leve, geralmente feita de penas naturais ou sintéticas, com o objetivo de dar equilíbrio ou orientar sua trajetória no ar quando arremessada. A peca era muito utilizada pelos índios como atividade esportiva para aquecimento corporal durante o inverno.


PATINETE

 O sistema básico, feitos de forma artesana, consiste numa tábua sustentada por duas rodas de rolimã em série, ou seja, alinhadas uma na frente da outra com o guidom na roda dianteira.
O veículo se assemelha ao skate, mas a brincadeira é mais segura com mais equilíbrio e menos quedas.


CAVALINHO DE PAU

Um simples cabo de vassoura é su iciente para divertir as crianças a partir dos 4 anos. cada um monta em seu "animal" e sai cavalgando por aí ou apostar corridas com os colegas. Essa brincadeira serve para desenvolver a coordenação motora e exercício de pernas e pés.